Com a finalidade de desarticular fraudes envolvendo financiamentos irregulares, a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor e da Ordem Econômica (Decon), em parceria com a 2ª Delegacia Metropolitana, Departamento de Crimes contra o Patrimônio (Depatri) e Instituto de Criminalística, desencadeou a ‘Operação Simulatio’ na última quarta-feira, 11, na capital. A iniciativa busca cumprir mandados de busca e apreensão em dois endereços de uma empresa investigada por diversos golpes.
A partir do registro de diversos Boletins de Ocorrência pelos clientes lesados por uma empresa do ramo de financiamento, a Decon iniciou investigação, em parceria com outras unidades da Polícia Civil, constatando que as vítimas procuraram a instituição alvo da operação para obter um financiamento, mas, de modo enganoso, acabaram aderindo a consórcios. Os levantamentos policiais mostram que existem vítimas em várias cidades do estado.
“A Operação teve início quando uma vítima que procura a Delegacia do Consumidor, noticiando que foi a uma empresa, com a finabilidade de adquirir um financiamento, porque desejava ter uma motocicleta, uma vez que ela fazia ‘motor Uber’. E, ao fazer o contrato, certa de que receberia o bem móvel em dois dias, passado algum tempo, esse bem não chegou. Outras vítimas começaram a surgir e, a partir de uma busca nos bancos de dados oficiais, percebemos que mais de uma centena de vítimas havia caído nesse golpe”, citou a delegada Georlize Teles, que está à frente da Decon.