sábado, abril 19, 2025

Recentes

Governo do Estado inicia ações do Opera Mulher com cirurgias de endometriose

Nova fase do programa Opera Sergipe traz cirurgias eletivas focadas em demandas e procedimentos essenciais à saúde feminina

Melhorar a saúde das sergipanas, trazer dignidade e qualidade de vida a quem tanto precisa. São esses os principais objetivos do Opera Mulher, novidade dentro da fase 2 do Opera Sergipe, que deu início às cirurgias de endometriose no último dia 18. O programa do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), conta, nesta fase, com apoio da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM). Entre os procedimentos estão cirurgia bariátrica, endometriose, mamoplastia redutora e mamoplastia reconstrutora.

Uma das contempladas neste começo de Opera Mulher foi a fonoaudióloga Alzira Letícia. Ela já vinha sofrendo com fortes dores de forma constante, mas apenas em dezembro de 2024 descobriu que se tratava da endometriose. “Sempre fiz exames de rotina, mas, para a descoberta disso, teria que ser algo específico. Comecei a procurar, correr atrás, e fui informada de que era grave, por ser intestinal. Fiquei assustada, até então, não tinha ideia disso”, conta.

Letícia, que é trabalhadora autônoma, também ressaltou os impactos que a doença causava em todos os sentidos. “Afeta diretamente o dia a dia, o ambiente de trabalho. A endometriose é incapacitante, traz fortes dores e afeta a vida íntima. Há também a questão mental, que interfere na vida social e tira a autoestima da mulher. Não é só tomar um remédio e seguir, como muitas mulheres costumam fazer. Quando nos sentimos incapazes, dá uma sensação de culpa por não conseguir”.

Esperança de vida nova

O Opera Mulher, ao incluir a cirurgia para endometriose no rol de procedimentos, torna acessível um tratamento antes inalcançável para muitas mulheres, oferecendo dignidade e uma nova perspectiva de vida. Letícia, ao descobrir a nova fase do Opera Sergipe, buscou sua oportunidade e, com a rapidez característica do programa, teve sua cirurgia marcada apenas dez dias após o lançamento do evento em 8 de março, destacando a eficiência e relevância da iniciativa do Governo do Estado.

Já em casa após a alta, a expectativa de Alzira Letícia é viver um novo tempo, com saúde e tranquilidade, após meses de dores e preocupações. Tudo isso graças ao trabalho que tem sido desenvolvido pelo Governo de Sergipe. “Agora, depois de muita angústia, já estou mais tranquila. O coração fica ansioso e feliz. A palavra é gratidão, a Deus por me proporcionar esse momento, e às pessoas envolvidas que fizeram isso por mim. Depois de tantos perrengues, sei que tudo vai dar certo”, completa.

Sobre o programa

O Opera Sergipe é um programa contínuo, além das cirurgias da segunda fase e do Opera Mulher, continua possibilitando o acesso aos procedimentos oferecidos na primeira fase, que incluem 15 modalidades de cirurgias eletivas de média complexidade.

O acesso ao programa Opera Sergipe ocorre por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e hospitais credenciados. Após uma avaliação clínica e triagem, o paciente é encaminhado, via regulação, para o serviço ambulatorial especializado. Além disso, a adesão ao programa também pode ser feita diretamente pelos hospitais credenciados, garantindo um fluxo organizado e eficiente para os procedimentos cirúrgicos.

Os procedimentos do Opera Sergipe são realizados em unidades de referência distribuídas pelo estado. Em Aracaju, participam do programa o Hospital e Maternidade Santa Isabel, o Hospital de Cirurgia e o Hospital do Coração Rede Primavera. No interior, os atendimentos ocorrem no Hospital Amparo de Maria, em Estância; no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Lagarto; e no Hospital Nosso Senhor dos Passos, em São Cristóvão.

Mais informações podem ser obtidas no site do programa https://saude.se.gov.br/opera-sergipe/.

Ultimos posts