Alguns objetos estranhos foram vistos, na noite desta sexta-feira (22), em todo o estado de Sergipe. Em vídeos que circulam nas redes sociais, os observadores se questionaram sobre o que seria o fenômeno visto no céu.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
Segundo o professor e astrônomo Diogo Souto, as bolas de fogo observadas a partir das 22h se tratam de lixo espacial, restos de um dos satélites Starlink do grupo 6-51, lançado em 17 de abril de 2024, a partir do Kennedy Space Center, nos Estados Unidos.
“Como a previsão indica uma reentrada não controlada, significa que este satélite provavelmente não conseguiu manter sua órbita e está reentrando na atmosfera da Terra de forma natural., disse.
Ainda segundo o astrônomo, esses satélites da Starlink são projetados para se desintegrar completamente na atmosfera durante a reentrada, deixando pouca ou nenhuma chance de que detritos alcancem o solo.
Veja também: qual perigo oferece o lixo espacial que orbita a Terra?
Milhões de detritos espaciais, acumulados ao longo de décadas de exploração, giram a milhares de quilômetros por hora ao redor da Terra. Mas, afinal, o quanto isso representa um perigo real para nós, aqui embaixo? Confira no vídeo abaixo.