sexta-feira, setembro 5, 2025

Recentes

‘Sergipe Sem Fome’ integra ações do Governo do Estado para garantir comida na mesa do povo

Combate à pobreza promovido por gestão estadual tem dado resultado e melhorado a vida da população
Colocar comida na mesa de cada família sergipana é prioridade do Governo do Estado. Por isso, no dia 25 de agosto foi lançado o ‘Sergipe Sem Fome’, um grande programa que integra, de forma planejada, todas as ações de combate à fome e de garantia da segurança alimentar. A iniciativa reúne as ações que vêm auxiliando milhares de sergipanos, como o Prato do Povo, o Restaurante Popular Padre Pedro, o Cartão Mais Inclusão (CMais), além de novas frentes, como o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos.

O programa Sergipe Sem Fome vai intensificar os impactos positivos das ações já existentes. É isso que diz pensar a coordenadora do Observatório de Segurança Alimentar e Nutricional da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Silvia Voci. “Esse esforço envolve garantir acesso ao alimento, gerar renda, incentivar a produção e envolver a sociedade civil. É uma iniciativa fundamental para que Sergipe continue revertendo cenários de vulnerabilidade e fome”, ressalta.

As ações que compõem o ‘Sergipe Sem Fome’ fazem diferença na prática e de forma eficaz. Só o Restaurante Popular Padre Pedro e o programa Prato do Povo já ofertaram mais de 2,7 milhões de refeições. Outros de 16 milhões de pratos de comida foram oferecidos a crianças e adolescentes por meio do programa Barriguinha Cheia, que beneficia estudantes das escolas estaduais.

O resultado tem sido positivo. Pessoas em situação de fome em Sergipe passaram de 30%, em 2022, para 5,5% em 2023. O acesso à comida no estado cresceu, com os sergipanos em situação de insegurança alimentar recuando de 71% para 49%, no mesmo período. Esses dados colocam Sergipe no topo do país no combate às desigualdades sociais.

Ações integradas

Outra ação que vai contribuir para ampliar ainda mais o acesso à comida é o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos. Com ele, o Governo do Estado vai comprar produtos de agricultores familiares sergipanos e vai oferecê-los a quem mais precisa. Serão 3 toneladas de alimentos para 20 mil famílias, movimentando R$ 10 milhões.

É uma iniciativa que vai beneficiar, por exemplo, 300 famílias do município de Itaporanga D’Ajuda. Presidente do Instituto Brasil Minha Gente, o pastor Anicélio conta que a parceria com a gestão estadual será crucial para essas pessoas. “São famílias em situação de vulnerabilidade social. Vamos conseguir colocar alimento na mesa delas. Para nós, é uma vitória porque muitas delas não têm o que comer em casa, e esse apoio faz toda a diferença”, destaca.

Ultimos posts